Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de 3 acres, com relação de superfície edificável de 2.25, se localiza no coração de Whitefield, com acesso desde a rodovia no lado ocidental. O local revela uma infinidade de palmeiras dispersas por toda a área. Adentra-se a ele em um nível mais alto, depois do qual a terra se inclina gradualmente com uma queda de 3m conectando a vista até o ponto final do terreno.
A ideia surgiu das árvores existentes no local. Seguindo o padrão irregular criado pela paisagem define-se o caminho e a abordagem adotada para desenhar o Centro Experiencial. A entrada do centro está em um nível mais alto que se manteve sem mudanças colocando a massa construída em um plano inferior que intercepta o movimento diário.
"O centro foi visualizado como uma experiência por si próprio. Um percurso guiado pela arquitetura e seus elementos, um caminho para sentir a intimidade do construído com o não construído; rompendo o exterior, para sentir o silêncio e a tranquilidade no interior. A ideia era construir ao redor do entorno natural existente".
DESDOBRAR A IDEIA
A arquitetura meticulosamente desenhada guia a viagem do visitante através do complexo. Oferece ao usuário uma experiência única e fascinante que encanta o corpo, a mente e a alma. As áreas taticamente criadas estão sobrepostas ao longo da extensão do projeto e no percurso: estas camadas se desdobram lentamente, agregando uma nova dimensão a experiência global. O usuário é constantemente atraído por seu entorno, fomentando assim sua curiosidade e interesse. Fiéis ao espírito do desenho, em vez de criar atrativos artificiais, as árvores existentes no terreno foram retidas e capturadas dentro destas áreas, cada uma formando seu próprio bolso de privacidade e serenidade, criando um ambiente tranquilo que desvela-se lentamente a cada passo no labirinto de estruturas.
AS VISTAS DESCENDENTES
A entrada para a praça é feita através de uma série de caminhos cerimoniais. A princípio, o visitante obtém um vista mais ampla do terreno e seu arredor. Este marco se estreita enquanto caminha em direção a praça de entrada com hierarquia nos espaços onde, depois de uma notável distância, sua vista é capturada entre as fendas criadas ao longo dos planos curvos. O passeio ao redor do centro é assim, intrigante devido aos marcos visuais colocados em cada instância, emoldurando a vista do observador para apreciar o pensamento do arquiteto.
O CAMINHO INTRIGANTE
A curvatura guia sempre, mas também esconde o que está por vir, criando a curiosidade no espectador. As fendas colocadas conscientemente nos planos revelam parcialmente as vistas adiante, fomentando a curiosidade dos visitantes cada vez que eles encontram uma. Este percurso, ao longo do caminho curvo, é destas vistas incalculáveis que deixam uma série de imagens na mente do visitante.
SOMBRA DO SOL
A luz é utilizada como um material tangível. Um elemento de desenho vivo que continua mudando a medida que avança o dia, acentuada por uma série de pergolados desenhados ao redor para capturar sua beleza natural. O movimento das sombras em meio ao frescor da exuberante vegetação brinca como a contrapartida perfeita às linhas limpas da própria estrutura construída. As sombras continuam mudando e evoluindo ao longo do dia deixando que o usuário aprecie a natureza animada.